sexta-feira, 23 de maio de 2008

Concurso!

As Best Friends propõem-te um desafio!
A partir de hoje, dia 23 de Maio, até ao dia 23 de Junho, vai decorrer um concurso. Trata-se de escrever um texto. O tema é "Um Mundo Magico". Os três melhores textos vão ser publicados no nosso blogue. Tens um mês para enviares o teu texto para turbofriends@hotmail.com ! Não te esqueças de escrever o teu nome. É muito importante!
Contamos contigo!

Best Friends

quarta-feira, 21 de maio de 2008


Best Friends 4ever!!
As Cataratas do Niágara


O Niágara é um dos rios mais curtos do mundo. Seu trajeto cobre apenas 40 km entre o lago Eire e o lago Ontário. Nesta breve distância o rio registra um desnível de 107 metros, devido a uma queda d'água de proporções gigantescas: as cataratas do Niágara. Estas cataratas estão situadas na fronteira entre os EUA e o Canadá, no território dos Grandes Lagos. A catarata americana tem 300 metros de largura e uma queda de 61 metros, já a canadense tem o triplo de largura e um desnível de 63,6 metros. Como é que surgiram as cataratas do Niágara ? Por motivos que ainda hoje em parte se desconhecem, os Grandes Lagos são fruto do não escoamento para o Atlântico do mar glacial formado pelas águas do derretimento de geleiras da era Glacial. Uma elevação do terreno, separava o lago Ontário, situado mais abaixo dos outros lagos. Devido a pressão, um filete d'água ligou o lago Eire ao Ontário. Ao longo dos tempos, o volume d'água foi aumentando e escavando as terras abundantes em ardósias e calcário, culminando na imagem que temos hoje diante de nossos olhos.
Best Friends
As Sequóias


As maiores árvores do planeta são as sequóias, que são também consideradas os seres vivos mais velhos do planeta. O maior exemplar é a sequóia gigante General Sherman, que tem entre 2.300 e 2.700 anos e está localizada no Parque Nacional das Sequóias, nos Estados Unidos. Seus 83,8 metros de altura equivalem a um prédio de 30 andares. Também houve uma sequóia que possuía um tronco tão grosso que no século XIX, escavou-se um túnel para permitir a passagem de uma diligência! Porém esta árvore acabou por morrer em 1968.


Best Friends
A Cratera do Meteoro

A Cratera do Meteoro foi aberta por um meteorito que caiu no nosso planeta há perto de 25 000 anos. Esta ampla cavidade com 175 m de profundidade e mais de 1 km de diâmetro ficou a dever-se ao impacto de uma partícula estelar com cerca de 25 m de diâmetro que terá despenhado na Terra à mais de 80 000 km/h!

Best Friends

O Grande Canyon


O Grande Canyon constitui uma das mais espectaculares paisagens criadas pela erosão. Cobrindo uma superfície de 5200 km2, este conjunto monumental de desfiladeiros, alguns com cerca de 1600 m de profundidade, falésias abruptas e encostas em socalcos, vem sendo esculpido desde há 340 milhões de anos, ao longo de 446 km, pelos meandros do rio Colorado e de um dos seus afluentes. As diferentes camadas de rochas vermelhas e ocres contam toda a história geológica da Terra. Nelas chegaram mesmo a descobrir-se fósseis de libélulas e de tubarões com vários séculos de idade!
Best Friends
O Parque Nacional Arch

No Parque Nacional Arch existem espectaculares pontes de pedra que o vento, a chuva e as águas de escorrimento foram escavando na rocha ao longo de milhões de anos. Os índios imaginavam que estas esculturas naturais abertas sobre o azul do céu eram janelas que davam acesso ao mundo dos espíritos.
Best Friends
O Vale da Morte

O Vale da Morte é uma imensa bacia cercada por altas montanhas com nomes aterradores: Pico Caixão, Montes Funerários...Neste deserto escaldante situado abaixo do nível do mar, imensas extensões de sal alternam com dunas de areia e escarpas rochosas multicolores.

Best Friends
Yellowstone

Yellowstone é o maior e o mais antigo dos parques americanos. Repousa sobre uma verdadeira panela de lava em fusão e reúne o maior número de géiseres em actividade e de nascentes de água quente do planeta. Uma destas nascentes, onde a água atinge os 90º C, apresenta colorações inacreditáveis.
Best Friends
A Sementeira

Semeei na minha quinta
os cascos duma caneca:
nasceu um velho sem dentes
a pentear a careca.

Semeei na minha quinta
três postinhas de pescada:
nasceram três gatos-tigres
com a cauda arrebitada.

Semeei na minha quinta
um lápis bem afiado:
nasceu uma professora,
mandou-me fazer ditado.


Semeei na minha quinta
seis carros do meu irmão:
antes que algum nascesse,
ele deu-me um bofetão.

Este poema foi retirado do livro "Poemas da Mentira e da Verdade"

A minha Casinha

Fiz uma casinha
de chocolate,
tapei-a por cima
com um tomate.

Pus-lhe uma janela
de rebuçado
e mais uma porta
de pão torrado.

Pus-lhe um chupa-chupa
na chaminé;
a fazer de neve,
açúcar pilé.

A minha casinha
bem saborosa...
comi-a ao almoço.
Sou tão gulosa!

Este poema foi retirado do livro "Poemas da Mentira e da Verdade."
Os Fenómenos Naturais

São acontecimentos que surgem subitamente e que, muitas vezes, espantam pela sua força e carácter "mágico". Explicam-se, geralmente, pela reunião de diversas condições (meteorológicas, geológicas...) que podem ter consequências catastróficas. Dos tufões às erupções vulcânicas, dos sismos aos dilúvios, a nossa Terra não é um planeta tranquilo, e certas regiões do mundo são particularmente afectadas.

Junto aos pólos, o céu à noite é rasgado por magníficas faixas de luzes coloridas que se estendem por milhares de quilómetros. No norte, têm o nome de auroras boreais e no sul, auroras austrais. Trata-se de fenómenos luminosos que se devem ao encontro de minúsculas partículas eléctricas emanadas do sol com a alta atmosfera. Este espectáculo feérico não encerra qualquer perigo.

Os tornados assolam o interior das terras. Um turbilhão de vento forma-se subitamente das nuvens e precipita-se em direcção ao solo, tomando a forma de um longo cone que funciona como um tubo de um aspirador. O vento deste turbilhão deve rodopiar a uma velocidade de 500km/h!
É uma tempestade muito curta mas extremamente violenta, devastando tudo à sua passagem.

Os ciclones ou furacões manifestam-se sob os trópicos. Formam-se em pleno mar durante os meses mais quentes do ano. Ventos violentos começam a rodopiar formando um funil gigante que se desloca sobre o mar. No centro encontra-se uma parte calma: o olho do ciclone. O ciclone provoca vagas gigantescas e chuvas impressionantes.

A costa terrestre assemelha-se a um puzzle cujas peças têm o nome de placas tectónicas. Sob o efeito da pressão do magma contido no centro da Terra, estas placas movem-se, provocando vibrações que se repercutem desde as profundezas do subsolo até à superfície: os sismos ou tremores de terra.

Os maremotos, também conhecidos pela designação japonesa tsunami, acontecem na sequência de um tremor de terra ou de uma erupção vulcânica. As sacudidelas que agitam o fundo do oceano criam series de vagas que se deslocam velozmente. Junto à costa, perdem velocidade mas aumentam em altura, formando muralhas de água que chegam a atingir 30 metros! Estas vagas gigantes abatem-se então, sobre o litoral.

Esta informação foi retirada do livro "Atlas da Natureza".
D.Gonçalo a Cavalo

Era uma vez um rei
chamado D.Gonçalo-
passava toda a vida
montado num cavalo.

Com crinas se tapava,
dormia, que regalo,
até nascer o dia,
deitado no cavalo.

Comia no selim,
bebia no gargalo,
nem para fazer chichi
descia do cavalo.

País que ele pisasse,
era para conquistá-lo
com muita espadeirada,
galopando a cavalo.

Entrou na catedral
ao bater do badalo
quando se quis casar
montado no cavalo.

Mas a Dona Marçala,
mulher de D.Gonçalo,
não queria ser rainha
vivendo num cavalo.

Quando ele a quis beijar
ela lhe deu um estalo-
caiu el-rei Gonçalo
abaixo do cavalo.

De tanto cavalgar
no rabo tinha um calo
e as pernas eram tortas
com forma de cavalo.

Já não sabia andar.
Pegou nele um vassalo.
Que havia de fazer?
Montou-o no cavalo.


Retirado do livro "Poemas da Mentira e da Verdade".
Autora: Luísa Duclas Soares.
Já ouviram falar do scratch? Se não, ficam já a saber que o scratch é um programa criado por uma empresa americana, feito para as crianças, que dá para programar os nossos próprios jogos, histórias, animações, etc...
Primeiro têm que instalar o scratch no vosso computador. Para isso têm de ir ao site do scratch. Aqui têm um atalho: http://scratch.mit.edu/. Depois, no vosso lado direito á uma coisa que diz "Download Scratch". Carregam aí e é só esperar (o download é grátis). Mas não se esqueçam de criar uma conta (também é grátis)! Para criar uma conta basta carregarem numas letras que dizem Signup e depois só têm de preencher uma ficha com os vossos dados pessoais. É fácil! A seguir de fazerem os vossos projectos, podem publica-los no site do scratch. Também podem visitar contas e projectos de outras crianças. Além disso, podem fazer o download (grátis) de um projecto de outra criança, para verem como aquele projecto foi programado!O scratch além de ser muito divertido, é óptimo para exercitar o nosso cérebro, pois têm de fazer alguns cálculos mentais!



Se tiverem dúvidas podem esclarece-las, mandando um e-mail para turbofriends@hotmail.com.



Ass: Best Friends
Aqui têm alguns projectos nossos:

Scratch Project

Scratch Project

Projectos da rakel.

Scratch Project

Scratch Project

Projectos da inesanjokas.

Scratch Project

Projecto da nossa conta best_friends.

Para verem mais alguns projectos da rakel vão a http://scratch.mit.edu/users/rakel e para verem mais alguns da inesanjokas vão a http://scratch.mit.edu/users/inesanjokas.

Ass: Best Friends.
"Os factores que provocaram a extinção de algumas espécies de animais"

Desde que a terra existe, muitas espécies de animais foram desaparecendo, principalmente devido à destruição imposta pelo Homem. Em todo o Mundo, o tráfico ilegal de animais vivos, floresce. Os coleccionadores privados, laboratórios de pesquisa, lojas de animais, jardins zoológicos, circos e até curandeiros da Ásia são o principal mercado consumidor. É o terceiro maior negócio em contrabando depois das drogas e das armas.Nos últimos 300 anos provocámos a extinção em massa de milhões de espécies diferentes. Interesses económicos, poluição, crescimento urbano, introdução de espécies mais dotadas em habitats onde não existiam e outras manifestações da nossa “civilização” fazem com que, de 15 em 15 minutos, desapareça para sempre, uma espécie vegetal ou animal.
Nós devemos proteger os animais!

Ass: Best Friends

terça-feira, 20 de maio de 2008

Best Friends 4ever

Estão aqui dois atalhos para uns blogues também muito bons!

http://www.turbeturma.blogspot.com/
http://tempodeteia.blogspot.com/

Ass: Best Friends
A Menina Feia

A menina feia
tem dentes de rato
e pêlos nas pernas
á moda de um cacto.

A menina feia
tem olhos em bico
e o seu nariz
pica como um pico.

A menina feia,
sardenta, gorducha
não parece gente,
só lembra uma bruxa.

***
Se fechares teus olhos,
a ouvires cantar,
é uma sereia,
princesa do mar.

Se fechares teus olhos
e chegares pertinho,
ela cheira a rosas
e a rosmaninho.

Se lhe deres a mão,
vês que é de veludo
e tens uma amiga
pronta para tudo.

Retirado do livro "Poemas da Mentira e da Verdade".
Autora: Luísa Ducla Soares.
Livro

Livro
um amigo
para falar comigo
um navio
para viajar
um jardim
para brincar
uma escola
para levar
debaixo do braço

Livro
um abraço
para além do tempo
e do espaço.

Retirado do livro "Poemas da Mentira e da Verdade".
Autora Luísa Ducla Soares.

O Aprendiz de Mago

Era uma vez um rapaz órfão, e como não tinha para onde ir, foi viver para casa do tio.
Acontece que o tio era muito misterioso, ás vezes, ele desaparecia do nada e usava uma capa azul escura com estrelas bordadas a linha dourada. Ele também usava um chapéu pontiagudo e alto azul-escuro.
Assim que o rapaz chegou a casa do tio foi muito bem recebido, pois o tio era muito simpático:
-Olá, sê bem-vindo, põe-te á vontade! – Disse o tio.
-Muito obrigado. – Respondeu o rapaz.
-Deixa-me levar as tuas coisas e indicar o teu quarto. É verdade, depois tens ali um copo de leite morno e umas bolachas que eu tirei do forno à 15 minutos.
Depois de o rapaz se instalar, foi comer as bolachas e beber o leite morno, foi então que o tio disse:
-É verdade, já me esquecia de te dizer que agora que vives aqui, tenho de te contar o meu maior segredo, mas só depois de acabares de comer!
O rapaz começou a comer à pressa, com o desejo de saber o que o tio tinha para lhe dizer.
Quando acabou o tio tirou o chapéu, e de dentro do chapéu ele tirou uma varinha mágica.
-E agora observa. – Disse o tio.
Disse umas palavras estranhas e apontou a varinha para o rapaz.
O rapaz nem conseguia acreditar, pois diante dos seus olhos, a magia do tio fez a sua roupa ficar igual á dele.
-Assim está melhor! – Disse o tio.
-Como é que tu fizeste isso tio? – Perguntou espantado o rapaz.
-Bem, é que na verdade eu sou um mago, ou seja, um feiticeiro. – Respondeu o tio – E a partir de agora tu vais ser o meu aprendiz e ajudante de laboratório.
-Tu tens um laboratório?
-Claro que sim!
-E a sério que me vais ensinar a ser um mago?
-Com certeza!
-Boa!
-Por mil estrelas cadentes, não é assim tão fácil tornar-se mago!
-Mas tu usas varinha!
-Sim, mas para tu teres uma varinha, é preciso primeiro saberes fazer magia com as mãos e aprenderes a pronunciar correctamente as palavras mágicas.
-É muito difícil?
-Bem, um pouco. Mas é por isso que te vou mostrar o meu laboratório e a minha biblioteca que está repleta de livros e sonhos.
-Sonhos?
-Sim, sonhos. É bom sonhar! Anda, segue-me!
O sobrinho seguiu-o um pouco nervoso, mas muito contente.
O tio abriu uma porta e o rapaz olhou maravilhado. Era o laboratório do tio! Estava repleto de poções mágicas de todas as cores e cheiros. No fundo da sala havia um caldeirão com 2 metros de altura e 2.50 metros de largura. Era incrível! Havia todo o tipo de ferramentas de laboratório.
-É aqui que vamos trabalhar durante os próximos anos. – Disse o tio – Vá, agora segue-me até á biblioteca!
-Tio, só mais uma pergunta. Como é que tu mexes aquele caldeirão? – Perguntou o sobrinho.
-Com magia, claro. É o ingrediente secreto de todas as poções. – Respondeu o tio – Agora segue-me.
O tio foi pelo corredor e abriu uma porta.
O sobrinho mais uma vez ficou espantado no que os seus olhos viam. Era a biblioteca! Tinha estantes com 10 metros de altura repleta de livros. Havia livros com asas que voavam de um lado para o outro. Mas o que o espantou mais foi imagens de sonhos jamais antes sonhados que voavam pela sala.
-Isto é maravilhoso tio! – Disse o sobrinho.
-Esta sala tem um encantamento lançado por mim. – Disse o tio.
-Está espectacular, parabéns!
-Obrigado.
-Vamos passar bons anos!
O certo é que nos anos seguintes, o sobrinho do mago conseguiu
tornar-se num mago a sério e até já tem a sua própria varinha! O seu tio está bem orgulhoso.
Sabem quem sou eu? Eu sou uma feiticeira amiga daqueles dois magos. Vi-os no último encontro anual de magos e feiticeiros. Eles são incríveis!


Best Friends


5, 4, 3, 2, 1......vvvvrrrruuuummm!!

Bem-vindos ao nosso blogue!

Viemos o mais depressa que conseguimos!

Mergulhem no mar da originalidade!
Ass: Best Friends